quarta-feira, 18 de abril de 2012

Sobre auto-estima e wishlists

Vou assumir uma coisa aqui, uma coisa que ninguém que me conhece jamais imaginaria: eu li O Segredo, de Rhonda Byrne.

Durante toda a minha vida eu fui extremamente pessimista, toda a vida mesmo. Para eu aprender a andar de bicicleta foram dias escutando meu Vô me encorajando e tentando tirar da minha cabeça todo o pessimismo e a certeza de que eu jamais aprenderia, e eu tinha 5 anos de idade! Eventualmente eu aprendi a andar de bicicleta, mas diferente do que acontece nos filmes-sessão-da-tarde, isso não foi um fator decisivo que me ensinou que com insistência e dedicação tudo é possível, não, pelo contrário.
Dos cinco anos em diante, o desenvolvimento da minha auto-estima foi como um acidente de trem.

Eis que muitos anos depois, alguém da minha família (eu não me lembro quem) aparece com esse bendito desse O Segredo. Quem me conhece sabe que eu odeio livros de auto-ajuda, odeio de verdade. Não suporto uma pessoa que eu nunca vi na vida me dizendo que eu posso conseguir "tudo", basta querer. Argh.

Mas como na época eu estava lendo qualquer coisa que colocassem na minha frente (isso inclui livros sobre búfalos e criação de camarões), eu li O Segredo. Não vou dizer que mudou minha vida, porque não mudou, mas vou assumir, relutantemente, que me fez enxergar algumas coisas. Entre elas, que pessimismo é um saco e reclamar o tempo inteiro torna você uma pessoa insuportável.

O livro é cheio de exercícios pra melhorar o modo de pensar das pessoas, ensinando-as a ser mais positivas e tudo o mais. E um desses exercícios é fazer wishlists (coisa que praticamente todo mundo que tem blog faz hoje em dia), wishlists grandes e pequenas, com coisas do dia-a-dia e coisas que você acha que seria impossível obter. Desde então, eu fiz várias dessas listas, e até que me ajudaram bastante a manter em mente as coisas que eu queria mais, seja na hora de comprar bolsas e sapatos ou na hora de decidir se eu queria ou não largar o curso de fisioterapia pra tentar medicina.

Enfim, todo esse falatório foi para mostrar alguns dos blogs com as wishlists mais legais e inspiradoras, e para aconselhar às pessoas que olham isso aqui, a manter um caderninho com listas e colagens das coisas que você mais quer. Ajuda muito, de verdade.





2 comentários: